quarta-feira, 31 de julho de 2013

Como Escolher o Nicho Certo para seu Blog



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Para todas as pessoas que desejam empreender na internet, a identificação e escolha do nicho de mercado é uma das escolhas mais importantes a se tomar. Hoje, além de se preocupar com o texto e conteúdo do seu blog, e a correta otimização SEO, a escolha certa do nicho pode levar a um projeto de sucesso e rentável e a escolha errada pode levar a perda de tempo e fracasso.

Com vários casos e depoimentos positivos de inúmeras pessoas na internet sobre como ganhar dinheiro com blogs, há diversos aventureiros que pensam que criar um blog é retorno financeiro garantido. Logicamente não é bem assim. As pessoas que se destacam nos nichos de mercado em que atuam conseguiram esse feito com muita dedicação, mas antes de tudo com uma pesquisa de mercado para identificar se a sua vontade de falar sobre um determinado assunto poderá trazer um retorno financeiro ou não. Quando essa pesquisa não é feita, um blogueiro pode cair de cabeça em um projeto investindo tempo e dinheiro, se dando conta tempos depois que escolheu o nicho errado por não ter o retorno financeiro esperado. Como resultado, acabam desistindo de blogar e colocam o blog na geladeira.


COMO IDENTIFICAR UM NICHO DE MERCADO CERTO?


A escolha do nicho certo para seu blog pode ser uma tarefa complicada mas é de vital importância para seu blog. Logicamente que existem muitos fatores que irão influenciar se o nicho é o certo para você ou não, como por exemplo se você gosta de escrever sobre determinado assunto. No entanto, uma pesquisa deve ser realizada para identificar a quantidade de pesquisas mensais e o valor aproximado do CPC para as palavras chaves relacionadas aquele nicho, para que você possa filtrar muito mais suas ideias e ajudar você a encontrar um nicho com precisão.

PRIMEIRO PASSO: DEFINA ASSUNTOS

Qualquer tipo de investimento, seja criar um blog ou criar um novo produto, sempre começa com uma ideia. Se você pensa em criar um blog para ganhar dinheiro, é por que você percebe que pode ganhar dinheiro escrevendo sobre o que gosta ou se você já tem experiência com blogs percebe que um nicho de mercado não está sendo explorado suficientemente.
Em ambos os casos, você deve definir assuntos a serem pesquisados a fim de validar se sua ideia pode ser rentável ou não. Primeiramente liste alguns assuntos que poderiam se tornar possíveis temas de seu novo blog. Você pode anotar em uma folha de papel ou criar uma planilha para organizar melhor as informações coletadas na pesquisa. Vamos exemplificar alguns temas: Turismo, Saúde, Moda, Marketing  etc…
Você pode ainda pensar  pré listar algumas palavras chaves relacionadas com cada assunto. Isso pode ser extremamente importante pois pode dar a você ideias sobre os assuntos que você poderá falar dentro do blog de um determinado nicho. Em turismo por exemplo, podemos falar de atrações turísticas, pacotes turísticos, viagens, hotéis etc..

PESQUISE POR PALAVRAS-CHAVE

A pesquisa por palavras chaves é muito importante, pois é através delas que você verá quais assuntos são mais pesquisados dentro do tema escolhido. Você terá ideia de quais assuntos abordar no seu blog ou se irá especificar o tema do seu blog através de uma das palavras chave sugerida. Os resultados dessa primeira pesquisa serão resultados “brutos”, servem para você medir principalmente o número de pesquisas por cada termo.
De posse dos temas principais e possíveis subtemas, vamos à ferramenta de palavras chaves do Google para realizar uma parte da pesquisa e encontrar mais palavras chaves e subtemas, para verificar a quantidade de pesquisas locais mensais, concorrência e o valor aproximado de CPC. Na primeira tela, será pedida uma palavra ou frase. Coloque as informações, o código de verificação e pesquise. O ideal é você estar logado na ferramenta, pois assim não necessitará você digitar códigos de verificação a cada pesquisa e irão aparecer opções mais avançadas.
keyword-turismo
Para ter uma pesquisa mais focada, é necessário definir alguns filtros. Logo abaixo do campo de pesquisa, há um campo chamado “Opções de filtro avançados”. Você deverá abrir a opção e selecionar pesquisas locais mensais >= 2000 (iguais ou superiores a 2000). Na coluna esquerda, em “tipos de correspondência” desmarque a opção ampla e marque a opção [exata]. Definidas essas opções, você terá resultados reduzidos drasticamente, porém bem mais precisos a nível de rentabilização.
turismo-exato
Em todas as opções de busca, você deve ficar atento aos valores dos resultados. Uma opção que muitos blogueiros confundem, é a “concorrência”. Concorrência baixa não significa uma coisa boa. Essa concorrência é definida pelo número de anunciantes que estão concorrendo por determinada palavra chave dentro do AdWords. Uma concorrência alta significa que há muitos anunciantes e que eles estão dispostos a anunciar nessas palavras chaves. O ideal é quando uma palavra chave possui uma quantidade de busca alta, concorrência alta e CPC alto.
Faça esse procedimento para os outros temas e subtemas que você selecionou. Devemos deixar claro também, que o número de pesquisa não significa o número de acessos que seu blog irá ter. Existem muitos fatores que irão determinar o número de acessos no seu blog, como conteúdo SEO etc.. Aqui estamos apenas mostrando como pesquisar um nicho que pode ser rentável ou não.

PESQUISE OS NICHOS DE MERCADO MAIS A FUNDO

Depois de feitos os procedimentos acima, é hora de pesquisar mais a fundo. Dessa vez faremos uma simples pesquisa no Google, a fim de analisar os seguintes aspectos: Quantidade de resultados e Possíveis concorrentes para as principais palavras chaves exibidas. É importante realizar essa pesquisa para você ter conhecimento do conteúdo que está presente nas buscas e saber quem pode ser seus concorrentes e o tamanho deles.
Como é praticamente impossível concorrer diretamente com um site de grandes proporções, é preciso contornar essa situação se diferenciando com seu conteúdo. Você deverá escrever conteúdo mais focado, mais objetivo, especificando ainda mais as palavras chaves. Por exemplo, para o termo dieta, pode-se criar artigos específico para os tipos de dietas que você conhece ou pesquisa sobre. As próprias sugestões de pesquisa do Google podem ajudar você nessa tarefa.

PESQUISE SE O NICHO DE MERCADO É RENTÁVEL

A rentabilidade de um nicho é fundamental para que você possa ganhar dinheiro na internet investindo nele, e não apenas perder tempo escrevendo sobre um assunto que não vai te render nada. Se um nicho não for “comercializável”. Por isso é importante analisar suas chances de ganho antes de entrar em qualquer projeto. A maneira mais simples de fazer essa análise é observar o volume de pesquisas locais, o Valor do CPC e a concorrência. Se você tiver um CPC alto, com uma concorrência alta e uma quantidade considerável de busca pelas palavras chaves dentro de um nicho, as possibilidades de você ganhar dinheiro com seu blog serão bem maiores. Se você utilizar o AdSense por exemplo, poderão ser exibidos anúncios mais caros e sempre haverá um anunciante focado no assunto em que você está falando, possibilitando você ganhar mais dinheiro com cada possível clique no anúncio já que a quantidade de busca pelo assunto também é alta.
Mas, você não deve depender exclusivamente do AdSense para rentabilizar seus projetos na internet. Os programas de afiliados são de longe a melhor forma de rentabilização a também são uma boa opção para o estudo de rentabilização, permitindo a você verificar a quantidade de campanha para os nichos. Por exemplo, a Netaffiliation e CPA Brasil possuem campanhas para o nicho de saúde, dietas e emagrecimento. Outras plataformas como a Lomadee, possuem campanhas de companhias aéreas e pacotes turísticos de agências.  É sempre bom ter os dois tipos de anúncios, o AdSense e os Afiliados. Há campanhas nos programas de afiliados que chegam a pagar dezenas de reais de comissão para uma única compra, valor que você poder demorar bastante a acumular no AdSense .
Outro procedimento bastante eficiente para você verificar se um nicho de mercado é rentável ou não, mas que muitos blogueiros ainda desconhecem, é utilizando o Hotmart para pesquisar se há produtos comercializáveis para determinado assunto. Para aqueles quem ainda não sabe, o Hotmat é uma plataforma de compra e venda de info-produtos. Através dele, você pode promover produtos relacionados com o assunto do seu blog, e ganhar uma comissão por cada venda. Dentro da plataforma há uma vasta gama de produtos de diversos assuntos. Se você promover alguns cursos ou ebooks em seu blog por exemplo, poderá conseguir ótimas comissões. A maioria dos produtos do Hotmart são de grande qualidade, a plataforma é segura e a aceitação dos produtos é muito grande. Uma ótima taxa de conversão

ANÁLISE FINAL: COMO SABER SE  NICHO DE MERCADO É O CERTO PARA MEU BLOG?

Há vários fatores que irão influenciar e definir se a escolha de um nicho é certa. Muitos blogueiros ainda cometem o erro de procurar e investir apenas em nichos que geram lucro. No entanto, deve-se levar em consideração que mesmo que um nicho seja rentável pode ser que você não obtenha sucesso com ele, portanto não sendo o nicho certo para você investir.
Tendo em consideração os itens abordados acima, faça para si mesmo algumas perguntas antes de começar qualquer blog:
  • Que assunto falar no meu blog?
  • Gosto de falar sobre esse assunto?
  • O assunto é rentável?
  • Com que frequência poderei escrever e atualizar meu blog?
Você escolher o assunto que você gosta é o primeiro passo. Se esse assunto é rentável, a frequência que você escreve e atualiza seu blog decidirá em quanto tempo você conseguirá ganhar dinheiro com ele. A divulgação também é muito importante para gerar tráfego e com isso, possíveis conversões.
  
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